A Empresa

O que é um projeto de eficiência energética?

Trata-se de atividade que define ações em determinada operação, visando primordialmente a redução de custos com consumo de insumos energéticos, apresentando sugestões de viabilidade técnico-econômica de implantação, incluindo as especificações técnicas, o project finance, equipamentos, materiais, serviços e as implantações propriamente ditas, além do gerenciamento do projeto e a gestão dos resultados após o término das intervenções.

Assim, qualquer empresa ou empreendimento pode ser beneficiado com projeto de eficiência energética, através de retrofit de ativos operacionais e instalações, e adequação de procedimentos.

Em resumo, é um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, levarão a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de energia de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade do produto final.

O PROJETO DE EE PASSO A PASSO

A partir de uma Carta de Intenções (ou Autorização de Serviços) desenvolve-se um diagnóstico energético, que identifica possibilidades de redução de consumo, estabelecendo-se critérios de viabilidade econômica.

Esse diagnóstico das instalações e operações determina os níveis de economia de energia desejados, bem como o volume do investimento necessário e o retorno resultante.

A aceitação do diagnóstico resulta na contratação da QUALILIGHT ENERGIA objetivando a implantação das possibilidades identificadas, além dos financiamentos necessários para tanto.

Assim, desenvolvem-se os procedimentos de projeto executivo, compra de equipamentos e serviços de instalação, objetivando-se a implantação, start-up e comissionamento das implantações necessárias.

Os resultados alcançados são avaliados através de Plano de Medição & Verificação, comprovando a redução do consumo de energia.

Após resultados, inicia-se a remuneração dos investimentos calculada sobre a economia gerada.

ETAPAS DO PROJETO DE EE

  1. Carta de Intenções (ou Autorização de Serviços)
  2. Pré-diagnóstico Energético e Viabilidade Técnico-Econômica
  3. Termo de Compromisso
  4. Diagnóstico Energético Detalhado
  5. Viabilização do Financiamento
  6. Negociação do Contrato
  7. Implantação das Ações
  8. Medição & Verificação dos Resultados